açafrão - ορισμός. Τι είναι το açafrão
DICLIB.COM
AI-based language tools
Εισάγετε μια λέξη ή φράση σε οποιαδήποτε γλώσσα 👆
Γλώσσα:     

Μετάφραση και ανάλυση λέξεων από τεχνητή νοημοσύνη

Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:

  • πώς χρησιμοποιείται η λέξη
  • συχνότητα χρήσης
  • χρησιμοποιείται πιο συχνά στον προφορικό ή γραπτό λόγο
  • επιλογές μετάφρασης λέξεων
  • παραδείγματα χρήσης (πολλές φράσεις με μετάφραση)
  • ετυμολογία

Τι (ποιος) είναι açafrão - ορισμός

TEMPERO E CORANTE
Açafrão crocus
  • 201x201px

açafrão         
sm (ár az-za'farân)
1 Bot Planta bulbosa iridácea ornamental (Crocus sativus), que aparece na primavera. Dos estigmas da flor extrai-se o açafrão comercial, corante empregado para tingir doces etc. Seu princípio ativo é a safranina
Sin: croco.
2 Bot Flor dessa planta.
3 Cor amarelo-alaranjada como a da infusão dos estigmas da açafroeira.
4 Náut O mesmo que porta do leme.
5 Animal de cor açafroada; açafranado
Fem: açafroa. A
-bastardo: o mesmo que açafroa e cártamo. A.-da-índia: erva perene da família das Zingiberáceas (Curcuma longa) originária da Índia, com rizoma grande, aromático, amarelo-carregado, que, cozido, seco e moído, é usado como corante, condimento e estimulante; também chamado açafrão-da-terra, açafroeira, açafroeira-da-índia, batatinha-amarela e gengibre-dourado. A.-da-terra: o mesmo que açafrão-da-índia.
Açafrão         
m.
Planta bulbosa, da fam. das irídeas.
Flôr dessa planta.
(Do ár. azzaferan)
Açafrão         
Crocus sativus, popularmente referido por açafrão, é uma planta da família das iridáceas. É utilizado desde a antiguidade como especiaria, principalmente na culinária do Mediterrâneo — região de onde a variedade é originária — no preparo de risotos, aves, caldos, massas e doces.

Βικιπαίδεια

Açafrão

Crocus sativus, popularmente referido por açafrão, é uma planta da família das iridáceas. É utilizado desde a antiguidade como especiaria, principalmente na culinária do Mediterrâneo — região de onde a variedade é originária — no preparo de risotos, aves, caldos, massas e doces. É um ingrediente essencial à paelha espanhola. É tida como uma das especiarias mais caras do mundo uma vez que, para se obter um quilograma de açafrão seco, são processadas, manualmente, cerca de 150 000 flores, e é preciso cultivar uma área de aproximadamente 2 000 m². Quando seca, a flor desprende de seus órgãos um pigmento amarelo e um óleo volátil, tradicionalmente usado como corante de tecidos.

Há séculos é também empregado para fins medicinais. Historicamente foi utilizado no tratamento do câncer e de estados depressivos. Tais aplicações têm sido pesquisadas atualmente. Efeitos promissores e seletivos contra o câncer têm sido observados in vitro e in vivo, mas não ainda em testes clínicos. Efeitos antidepressivos também foram encontrados in vivo e em estudos clínicos preliminares. Há portanto interessantes perspectivas de uso dos extratos de açafrão na fitoterapia racional.